CONCEITOS DE BELEZA MASCULINA

 

 


Como poderá ser definida a beleza masculina? E consegui-la?
A beleza é definida pelo físico, ou pela alma?
Ósculos e amplexos,
Marcial
Texto publicado em 29/09/2004, mas sempre será um tema atual...

CONCEITOS DE BELEZA MASCULINA
Marcial Salaverry
 
 Após ter discorrido sobre a Beleza Feminina, nada mais justo do que tecer algumas considerações sobre o "outro lado", ou seja a Beleza Masculina, que também existe, e sem dúvida alguma, deve ser considerada.
Sobre esse ponto de vista, a coisa ainda é mais complexa, pois a beleza masculina é vista sob diferentes ângulos. Existem aqueles que tem a chamada beleza "apolínea" , ou seja a beleza personificada pelo Deus Apolo, a beleza chamada "grega". Por outro lado, também são considerados belos os "massa bruta", tipo Arnold Shw...qualquer coisa., que são uma montanha de músculos. Há gosto para tudo...
Logicamente as mulheres podem opinar melhor sobre isso. Gostaria mesmo que quem quisesse expor seu ponto de vista, o fizesse. Vamos ver o que a ala feminina pensa sobre o assunto. Acho que vai vir chumbo grosso por aí...
De minha parte, o que queria complementar é sobre a "crise de vaidade masculina" que anda por aí. Já falei sobre isso no "Complexo de Adonis". Agora, complementando o assunto, vou pisar nos calos de muita gente que procura disfarçar a passagem do tempo, seja pintando os cabelos, seja fazendo cirurgias plásticas corretivas, de qualquer maneira, particularmente, não concordo muito com isso. Por que disfarçar a "grisalhice" dos cabelos ? Já ouvi de muitas mulheres, que os cabelos grisalhos dão muito mais charme para os homens. E se elas, que são as principais interessadas pensam assim, prá que discutir? Por que tentar disfarçar a idade?. Se ela chegou, assumamo-la. Repetindo o que já disse: Cuidar da aparência natural, fazer exercícios, tomar as vitaminas indicadas para manter o vigor, é uma coisa até que necessária.  Afinal, trata-se da saúde e esta precisa ser cuidada com todo amor e carinho.
Pintar os cabelos, fazer plásticas, ou implantes é outra. Como diria o célebre filósofo não sei quem: "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa". Ou seja, cuidados naturais para ajudar a saúde e o físico, é uma coisa que visa prolongar a disposição juvenil que todos devemos ter. Agora, disfarçar a passagem do tempo artificialmente, é outra. Na minha opinião, não tem nada a ver e não vale a pena. Vozes discordantes existem, e é ótimo, pois não me canso de repetir que "toda a unanimidade é burra". Cada qual tem o direito de fazer com seu organismo, o que bem entender.
Sobre esse aspecto, chamado "Complexo de Adonis", que está atacando os representantes do chamado sexo forte atualmente,  partindo para operações plásticas, lipoaspirações, implantes siliconados, bem como outros implantes, tenho uma opinião formada, qual seja: só se deve fazer qualquer tipo de cirurgia, em caso de extrema necessidade. Sou visceralmente contra qualquer tipo de cirurgia desnecessária.  Vocês acham que vale a pena submeter-se aos riscos inerentes a uma operação, quais sejam: choque anafilático ou então infecção hospitalar, só por vaidade?  Só para melhorar o aspecto? Isso sem falar em outro risco, no caso de implantes siliconados, que é o da rejeição, ou então da qualidade inadequada do material empregado. Os riscos são muitos, e o custo então, é maior ainda.  Já foram tantos os problemas divulgados (que dirá então daqueles que não o foram?) que as pessoas que pretendem fazer uma cirurgia "recautchutória", deveriam pensar não duas, mas centenas de vezes antes de se decidir a fazer.
Sinceramente, gozações à parte, a passagem do tempo deixa marcas no corpo, que estão em correlação com a faixa etária.  Gente, pode haver algo mais bonito do que uma pessoa que se assume como o tempo a deixa? Até mesmo as rugas, as "pelancas" (que podem ser tratadas com o uso de cremes, sem necessidade de cirurgias) dão mostras de que as pessoas se assumem e se gostam, da maneira com que o tempo as trata.
É lógico que certos cuidados com a aparência são louváveis, tais como exercícios, dietas balanceadas, educação alimentar, cremes, etc... e devem ser empregados.  Mas, cirurgias, implantes, próteses, só mesmo em caso de real necessidade.  São muitos os riscos, tantos, que só a vaidade não justifica...
E que tal também cuidarmos da mente, procurando ter UM LINDO DIA?

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados