SE O CORPO ENVELHECE, A ALMA PERMANECE

 

 


Uma verdade verdadeiramente indesmentível...
Não podemos permitir que a alma acompanhe
o envelhecimento do corpo...
Osculos e amplexos,
Marcial

SE O CORPO ENVELHECE, A ALMA PERMANECE
Marcial Salaverry 
                           
Uma verdade que não pode ser desmentida, e que não podemos nos esquecer, ou seja, que a passagem do tempo sempre provocará o envelhecimento da matéria, e este é um fato indiscutível. A matéria sempre ficará desgastada não apenas pela passagem do tempo, mas também pelo tratamento que a ela for destinado. Com os devidos cuidados, as marcas do tempo ficarão amenizadas.
Assim, se o corpo mostrar os sinais do tempo, deveremos considerar apenas como um ligeiro contratempo que apenas pelo corpo será sentido. Apenas pelo corpo, pois poderemos conservar o espírito um tanto distante desse envelhecimento, e para tanto, é muito importante fugir da inércia, pois nos mantendo em movimento, estaremos ajudando, não apenas o corpo, mas também o espírito. Procurando sempre manter a mente e o físico em atividade, poderemos aproveitar melhor o tempo em que aqui estivermos, e faze-lo com uma melhor qualidade de vida.
Sempre é interessante fugir de certas preocupações, que poderão conduzir-nos a um estressamento desnecessário e perigoso para a saúde. Não podemos confundir senso de responsabilidade com uma preocupação excessiva. É preciso saber observar até onde essa preocupação poderá nos conduzir.
Apenas temos que nos conscientizar de que estamos em uma viagem por aqui. E durante esta nossa passagem, precisamos saber curtir a paisagem que se descortina na janela da vida, apreciando-a devidamente, pois ela é bela se a soubermos apreciar devidamente, fugindo de certos fatores que poderão encurtar a viagem, ou provocar danos a nossa saúde, impedindo-nos assim de aproveitar tudo que de belo existe lá fora.
Temos que nos manter em atividade, procurando curtir ao máximo este passeio, entendendo que a vida é nossa felicidade, portanto, devemos aproveitá-la devidamente, mas para isso, sabendo viver cada dia, como se fosse o último, pois poderá sê-lo mesmo.  Então, saibamos vive-lo. 
Se sentirmos o corpo cansado, saibamos descansar o espírito, para que ele sempre possa nos ajudar a reagir quando o corpo quiser parar. 
A grande verdade, é que a idade é algo relativo para quem se mantém ativo, tendo sempre disposição para amar a vida, e principalmente, para amar na vida.
Para bem viver, é necessário ter amor no coração... Amor, mas amor de verdade. Aquele amor que nos dá coragem para tudo, que renova nossa fé em Deus e na Natureza.
Esse é o grande segredo, que poderá nos tirar o medo da velhice, dando-nos coragem para enfrentar quaisquer problemas que ela possa trazer, ou tentar trazer para nosso corpo, não permitindo que a alma envileça, por mais que o corpo envelheça.
Saibamos manter a alma jovem, e em permanente estado de amor, nunca deixando de amar a vida, de amar na vida, e principalmente, de amar durante toda a vida, sempre lembrando o quanto é importante que saibamos nos amar.
Temos que manter nosso espírito encantado, em permanente estado de amor, não o deixando envelhecer, e para que isso aconteça,  vamos curtir a vida, procurando sempre algo para nossa diversão, desde um plácido passeio no campo, até um cruzeiro pelo Caribe. Saibamos apreciar o vento que nos fustiga o corpo, a chuva que nos molha, o sol que nos aquece, pois são dádivas da Natureza.
Saibamos apreciar uma presença amiga, seja um amigo, seja o Amigão, que sempre está ao nosso lado, nunca nos deixando sentir as agruras da solidão.
Vamos, enfim, viver esta nossa vida, porque é a única que temos, e não a podemos desperdiçar.
E claro, que a melhor maneira de faze-lo, será tendo UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados