APRENDENDO OS ENSINAMENTOS DA VIDA

 

A vida sempre propicia maravilhosos ensinamentos...
Basta saber aproveitá-los, aprende-los e apreende-los,
para saber viver a vida, tornando mais profícua esta
nossa passagem por aqui.
Osculos e amplexos,
Marcial

APROVEITANDO OS ENSINAMENTOS DA VIDA
Marcial Salaverry

 
Realmente, são por demais interessantes as lições que a vida nos dá, e que recebemos a cada instante de nossa existencia, e se as aproveitamos ou não, é questão de discernimento próprio, dependendo de nosso livre arbítrio. Apenas temos que saber enxergar o que muitas vezes o Amigão nos coloca diante dos olhos. Enxergar e aproveitar, claro...
Um certo garoto, que como eu, gostava de analisar as diversas facetas do que a vida nos proporciona, o filósofo Gorki, disse certa vez que :
A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens.
Sábias palavras, pois se soubermos aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, se soubermos que fontes de conhecimento buscar, se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.
À medida que vamos vivendo, sempre iremos nos defrontando com situações que vão exigir soluções, decisões que teremos de tomar. E se as tomarmos de maneira errada, poderemos sofrer consequências altamente danosas. E haja ponderação, para evitar erros cruciais. E como acontecem tais erros.
Com isso, de aproveitar as lições que a vida nos oferece, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar. Temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar. Temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar. Temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso tirocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir. É importante saber usar todas as fontes de ensinamentos que pudermos consultar.
Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida, pois por menor que seja sua sabedoria, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Sempre precisamos estar com os sentidos em alerta, pois durante toda a  vida, estaremos aprendendo alguma coisa. Nunca nos poderemos julgar auto suficientes, e que nada mais precisamos aprender, pois conhecemos tudo. Pensar dessa maneira, é mostrar que nada sabemos, e precisamos aprender algo de muita importância, ou seja, o que é humildade.
Devemos sim, analisar, principalmente se for um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, assim, devemos saber aprender com as virtudes e com os erros alheios.
As virtudes, os bons ensinamentos, saber aproveitá-los, saber adequá-los às nossas necessidades, saber extrair o que houver de melhor neles.
Quanto aos erros, é bom saber observar erros alheios, evitando assim incorrer nos mesmo erros.
Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é algo passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, na minha opinião. Se está certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito, pois o que serve para um, nem sempre servirá para todos, e é aí que entra saber usar o discernimento.
Claro que isto se aplica também ao que escrevo, eis que não são verdades absolutas, e tampouco poderiam sê-lo, pois também posso cometer erros. Por conseguinte, pesem na balança, e vejam o que pode ser aproveitado, o que pode ser aplicado em seu caso. Com o que não estiverem de acordo, discordem. O que lhes puder ser útil, aproveitem. Mas, queiram-me bem, que não custa nada. E se custar, podem pagar, que poderá valer a pena (pelo menos para mim..). E podem pagar, comprando meus livros.
Aproveitando conhecimentos adquiridos, cheguei à conclusão de que com bom humor, alegria de espírito e muita positividade, é mais gostoso viver, e espero que vcs aproveitem essa lição, e, assim, tenhamos todos UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados