ALGO SOBRE CRIANÇAS

 

Filhos podem representar problemas,
algus dizem ser melhor não te-los,
mas se não te-los,
como sabe-los?
Osculos e amplexos,Marcial
ALGO SOBRE CRIANÇAS
Marcial Salaverry

Crianças são esses pequenos seres imprevisíveis, cheios de reações esquisitas, principalmente para os adultos que se esqueceram de que um dia foram crianças.
Bem a propósito, um tal de Joubert disse certa vez que "as crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos."
Com toda a certeza, pois não adianta você querer dar conselhos, recomendando a seus filhos que não fumem (por exemplo), se você mesmo for fumante.  A maior possibilidade será ele espelhar-se no exemplo ao vivo e a cores(e cheiro) que tem em casa.  Pensará: Ora bolas, o coroa fala preu num fumá, mas ele fuma... Qual é ?. Assim, qualquer um pode observar que a tendência natural de uma criança é seguir os exemplos de casa.  Então, é preciso pensar muito para se por filhos no mundo, pensando bem nos exemplos que você dará a eles.  Já pensaram no que podem se transformar, por exemplo, os filhos de certos políticos? Que coisa feia vai sair daí, não acham ?
Por vezes acontece um caso esporádico de uma criança ter uma personalidade muito forte, e conseguir  olhar o lado errado dos exemplos domésticos, conseguindo, assim,  fazer a coisa certa.  Como exemplo, volto a frizar o caso de pais fumantes ou alcoólatras (senão os fumantes de plantão vão dizer que estou de marcação...), a tendência natural é seguir o caminho de seus pais, salvo se tiver uma força espiritual muito determinada, e consigam enxergar o lado negativo do vício paterno (ou materno), mudando o rumo de sua vida, o que convenhamos não é fácil. 
Assim sendo, o importante é darmos bons exemplos para nossos filhos.  Se apesar disso, quiserem seguir outros rumos, é coisa do livre arbítrio deles.  Assim, seguindo essa linha de raciocínio, é que concordo com casais que não querem ter filhos, pois se por força de obrigações profissionais não puderem dar uma educação controlada e adequada aos filhos, o melhor mesmo é não tê-los pois, com os atuais meios de comunicação, os maus exemplos estão correndo à vontade pela televisão, Internet e etc..., e a ruminante fêmea, tranquilamente vai para a região pantanosa...
Bem, crianças, lembrando um joguinho de minha infância: "Fazerão tudo que seu mestre mandar ?  FAZEREMOS... "Então, para fazerem, TENHAM UM BOM DIA, sigam meu exemplo... 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados