ENTRE PESSIMISMO E OTIMISMO

 

Será melhor encarar a vida com otimismo, enfrentando obstáculos que porventura surgirem, ou simplesmente deles fugir, por achar "que não poderá dar certo"...
Osculos e amplexos,
Marcial

ENTRE PESSIMISMO OU OTIMISMO
Marcial Salaverry
 
A vida sempre balança entre o otimismo e o pessimismo, pois se é claro que existem pessoas otimistas, que sempre tem algo de positivo para falar e sempre procuram ver o lado bom de tudo, também existem aquelas que, ao contrário, por seu pessimismo, sempre acham que nada dará certo. 
Com certeza é um tema interessante e complexo, digno de uma reflexão a respeito, pois envolve a personalidade humana, em suas eternas dúvidas existenciais.
A esse respeito, li um pensamento muito interessante, de autoria de Albert Flanders. Ei-lo:
"O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista, a oportunidade em cada dificuldade."
Realmente, existem pessoas que não tem coragem de tomar certas atitudes, principalmente se isso for  provocar alguma mudança em sua vida.  Vacilam, achando que não vai dar certo, mas na verdade, o que eles tem, é medo de enfrentar a vida. Submetem-se a situações, por vezes vexatórias, por lhes faltar coragem para uma atitude mais radical. 
Como exemplo muito claro de pessoas assim, podemos  colocar certas mulheres que sofrem maus tratos nas mãos de seus companheiros, sem ter coragem de denunciá-los, sob o famoso argumento: "ruim com ele, pior sem ele". Não posso concordar com isso, pois se é ruim com ele, sempre será melhor sem ele.  Ora, se esse companheiro a agride, a maltrata, como suportar tal situação?  Fica difícil de entender como ainda existem pessoas que pensam assim, e em nome da chamada “preservação do lar”, passam a vida sofrendo.  Não deixa de ser um caso típico de pessimismo, pois sofrem sem coragem de mudar as coisas, por medo de não conseguir manter-se depois.
Por outro lado, os otimistas encaram as dificuldades que surgem em seu caminho, como verdadeiros testes para apurar suas qualidades. Não fogem dos problemas, principalmente se estão procurando seus ideais.  São pessoas assim que modificam o mundo.  Toda essa evolução da ciência e da  tecnologia se deve a quem não fugiu dos desafios.
Se surgem oportunidades para mudanças, encaram os desafios e, num caso como o citado acima, são mulheres que vão à luta, denunciam os maus tratos e com a continuidade da situação, preferem a separação do que aguentar situações perigosas.  Mostram coragem e determinação, sem medo de enfrentar a vida, em benefício da própria vida.
Enfim, crianças, não se esqueçam de que é melhor arrepender-se por haver tentado algo, do que arrepender-se por nunca ter tentado.
Se a coisa não deu certo, pelo a mudança foi tentada.  Não ficou passivamente esperando a vida passar.
Aceitem um desafio: TENHAM UM LINDO DIA.
 
 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados