AQUELA IDEAL QUALIDADE DE VIDA

 

Existirá alguém que não queira ter uma boa qualidade de vida? 
Não requer prática e nem experiencia, na verdade,
basta observar certos cuidados...
Osculos e amplexos,
Marcial

AQUELA IDEAL QUALIDADE DE VIDA
Marcial Salaverry
  
Deliciosa qualidade de vida pode-se ter vivendo em certos recantos paradisiacos, desde que se possa faze-lo, mas na verdade, falar sobre qualidade de vida é algo meio utópico nos dias conturbados que estamos vivendo, pois de que adianta tomar todos os cuidados necessários com nossa saúde, se estamos sujeitos a ver um avião entrar pela janela de nosso escritório,  ou podemos ser encontrados por uma bala perdida, ou por um motorista embriagado, ou por uma enchente,  ou..., bem existem tantos "ous" que podem encurtar nossa existência, que nem vale a pena enumerá-los.
Mas não vamos falar nesses detalhes secundários.  A vida é muito bela e gostosa de ser vivida. E para que possamos desfrutá-la com todas suas benesses, é interessante sabermos cuidar de nossa saúde, pois dela dependemos para manter um bom ritmo de vida.  E sem uma boa saúde, sempre fica mais complicado vivermos bem, ou mesmo vivermos.
Dizem que os jovens de hoje só falam bobagens.  Não concordo com isso, baseado no que escutei outro dia, de um garoto, um tal de Sêneca,  (menino de futuro esse).  Disse ele o seguinte:
"O homem vive preocupado em viver muito, e não em viver bem, quando na realidade não depende dele o viver muito, mas sim o viver bem."
Palavrinhas despretensiosas, mas muito inteligentes, não acham ?
Realmente a ciência vive estudando meios de prolongar a vida das pessoas, nem que seja artificialmente. E isso acaba afetando a qualidade natural de vida.  Pode-se "esticar" o tempo de nossa existência com certos medicamentos e determinadas operações.  Não será uma esticada natural, mas dá para quebrar o galho.  Vive-se mais, e até que razoavelmente bem.
Atualmente a perspectiva de vida está muito mais longeva do que alguns anos atrás, quando o brasileiro, geralmente, chegava até os 60, quando muito aos 70, mas já no bagaço.  Agora já existem condições melhores.  Pelo menos até os 70 eu garanto que se pode chegar com a saúde boa, e razoavelmente lúcido, depois, bem depois, daqui a alguns anos, volto ao assunto.
Foram descobertas diversas vitaminas (tem um abecedário inteirinho à disposição), bem como alguns medicamentos que realmente dão meios de adiar por mais algum tempinho aquele bate-papo definitivo com nosso Amigão.
Tudo é válido, apenas é preciso considerar que  além das vitaminas, medicamentos, etc.,  há que se melhorar também a qualidade de vida. Já dizia um sábio filósofo que cada caso é um caso, mas existe uma regra geral a ser seguida para quem quiser ter uma vida mais longa e igualmente saudável, e que não se pode desprezar. 
Diz respeito à alimentação. Sim, pois à medida que os anos vão passando, nosso organismo começa a exigir uma alimentação mais saudável, isenta de gorduras, temperos picantes, etc. coisa já fartamente divulgada e que só não aprende quem não quer. 
Outra coisa que atrapalha por demais a boa qualidade de vida na idosidade (se este vocábulo não existe, é interessante criá-lo, pois é mais simpático do que velhice...) é o tal do CIGARRO, que muita gente teimosa se recusa deixar de lado.  Os malefícios "cigarrísticos"  também são hiper divulgados, e só não acredita neles quem for muito teimoso, ou não se amar o suficiente. 
Só vou acrescentar uma coisinha, pois outro dia alguém me disse que essa história de que o cigarro encurta a vida  é balela, pois seu avô fumava e morreu com 80 anos.  Bem, essa poderia ser uma exceção, pois acho que o avozinho dele, se não fumasse, emplacaria os 100.
Sigam o raciocínio de  um conceituado  pneumologista (não, não é borracheiro, não... Pneumologista cuida de pulmões, não de pneus).  Ele foi curto e grosso em suas palavras: "O cigarro não mata diretamente ninguém mesmo, só enfraquece o organismo.  Assim, em caso de qualquer problema de saúde, a possibilidade de recuperação de um fumante fica seriamente prejudicada. Isso, numa doença que exige um tratamento prolongado, pode ser fatal."
Dito isto, dito tudo...
Bem a todos, fumantes ou não, espero que tenham UM LINDO DIA... bem desenfumaçado, se possivel...

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados