A GOSTOSA MAGIA DA AMIZADE

 

"O amor é lindo"...
Totalmente de acôrdo, mas nem mesmo o mais lindo amor
sobrevive se não houver amizade entre os parceiros...
Osculos e amplexos,
Marcial

A GOSTOSA MAGIA DA AMIZADE
Marcial Salaverry
 
Na verdade, esta é uma das verdades mais verdadeiras que existe, pois podemos mesmo considerar a amizade como um sentimento mágico, considerando que com toda certeza,  a amizade é um elo que une as pessoas de uma maneira muito forte, e assim somos capazes de fazer coisas por um amigo, que não faríamos por um parente.
Isso talvez possa ser atribuido ao fato de que as amizades são por nós escolhidas, não nos são impostas, ao passo que os parentes são herdados por consanguinidade, que nem sempre pode significar afinidade. 
Meu guru L’Inconnu, me passou outra de suas oportunas citações. Esta é realmente muito linda. Vejam só:
"A amizade é uma magia muito bela e só se instala no coração e na vida das pessoas belas de coração."
E isso, de fato é um fato, uma vez que nem todas as pessoas conseguem desenvolver dentro de si o sentido de amizade na sua real acepção. Dizem-se amigos, chegam a prestar alguns favores, "quebram alguns galhos", mas se for preciso algum sacrifício de sua parte em benefício de algum amigo, delicadamente pulam fora, limitando-se ao que comumente se diz "cumprir com a obrigação..."
É muito fácil ser amigo nas horas de festa, nas farras, quando tudo está bem. Principalmente quando estamos por cima, pois nesse caso, temos amigos às pencas, e o que mais acontece, são os famosos tapinhas nas costas e protestos de amizade para sempre. Agora, se a situação vira o fio a coisa pode mudar totalmente, como diz um velho ditado: "Se queres conhecer os apenas conhecidos, dê uma festa, mas se quiseres saber quem são os amigos, fique doente..." Pode esquecer, porque a maioria "abandona o barco", enquanto que aqueles que ficarem sim, serão os amigos de verdade.
Como disse L’Inconnu, é preciso ter um coração e uma alma muito belos para poder sentir dentro de si essa disponibilidade de receber a amizade, e de saber doar-se às amizades.  Para que haja amizade, é preciso que exista alguma afinidade. As pessoas precisam "dizer-se" algo, ter algum ponto em comum. É preciso que haja diálogo, muito entendimento, para que esse sentimento cresça.
A amizade é bem diferente do amor, pois na grande verdade, é muito mais fácil apaixonar-se por alguém, do que ser seu amigo.  Para apaixonar-se, basta sentir uma atração muito forte, seja pelo físico, seja pela alma, enfim, houve um ponto forte de atração que chegou a despertar a paixão. Ela sempre vem forte, intensa, só nos deixa ver as qualidades da pessoa amada. Se alguém nos aponta seus defeitos, somos capazes de brigar.
Como a chama, a paixão também tem breve duração, e pode terminar quando satisfazemos nosso desejo, ou nossa curiosidade. Enfim, tem vida breve. Intensa, mas breve.
Já a amizade vem chegando, vai se instalando. Por vezes não sabemos porque, mas vamos sentindo uma simpatia forte por determinadas pessoas. Essa simpatia vai se transformando em amizade, e pode ser meio caminho andado para o amor. Nem sempre acontece. Na maioria dos casos, mesmo entre pessoas de sexo diferente, pode perdurar como uma bela e sólida amizade, unindo muito mais firmemente do que o amor propriamente dito, e analisando bem, é realmente muito interessante essa sutil diferença entre amor e amizade. O ponto ideal, claro será sua junção, pois quando um casal, além do amor, tiver desenvolvido o sentido da amizade, geralmente é para toda a vida, constituindo-se naqueles casos de "unidos para sempre"...
Ficam alguns pontos no ar, pois o assunto demanda retorno. Há muito ainda que se falar sobre amizade, amor, paixão, afinidade, falsidade. Todos assuntos correlatos. Todos muito importantes em nossa vida.
Enquanto isso, com toda a amizade possível, espero que todos tenham UM LINDO DIA, jamais esquecendo de que sinceridade é o fator primordial para que possa existir A AMIZADE...

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados