SE O TEMA É AMIZADE, NÃO TEMA

 

Vamos fazer algo pela amizade,
pois em nome da amizade,
tudo sempre vale a pena tentar...
 Algo que jamais podemos esquecer, é de cultivar
e bem cuidar de sinceras amizades...
Ósculos e amplexos,
Marcial
 
SE O TEMA É AMIZADE, NÃO TEMA
Marcial Salaverry

Sempre é bom lembrar que amizade não é um tema a ser temido, uma vez que, por mais louco que nosso mundo esteja, e seus habitantes também, amizade sempre será algo a ser considerado, pois é algo muito necessário para nosso bem estar. Aliás, amizade é algo essencial para um viver mais feliz. Chega a ser mais importante do que um amor, embora um amor com amizade seja o que de melhor podemos ter na vida.

A respeito, vejam a sabedoria deste provérbio chinês:
"Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto". 

Realmente é uma grande verdade, pois para se conseguir ganhar a confiança de uma pessoa, a ponto de ela poder chamá-lo de amigo, você tem que  mostrar, por A+B que merece ser assim chamado, pois a amizade é um conjunto de coisas que ligam duas ou mais pessoas, sem que hajam interêsses outros de permeio.  Depois que ela se instala, você começa a se interessar pelas coisas do amigo (a), descobrindo que existe sempre algo em comum, seja na maneira de pensar, seja na de agir.  Se não houver uma espécie de comunhão de idéias e/ou ideais,  fica mais difícil surgir a amizade, pois é através dessa comunhão, que um sempre terá algo a dizer para o outro, fazendo nascer o diálogo, algo imprescindível para a amizade se solidifique.

Agora, para que essa amizade se reduza a pó, não é muito difícil, pois muitas vezes, ainda que inconscientemente, dizemos alguma coisa que fere alguém.  Quantas vezes, sem a mínima intenção de ofender, ofendemos algum amigo. Nesses casos, quase sempre o que falta é comunicação.  Quantas vezes alguém se sente magoado com algo que você disse (e vice-versa) e não procura um esclarecimento para tal atitude.  Limita-se a afastar-se do já chamado ex-amigo.  Por outro lado o, digamos, ofensor também tem a mesma atitude, pensando:" pô... não fiz nada, e ele se afastou ? Bem... se prefere assim, assim seja. " E por uma bobagem não devidamente explicada, terminam-se muitas amizades, bem como muitos romances. Tudo causado pela falta de um diálogo esclarecedor.

Crianças, aprendam a comunicar-se mais.  Não sejam como as ostras que, quando irritadas, se fecham em suas cascas.  Se por acaso alguém, algum amigo lhe magoou, procure comunicar-se, abra seu coração, e possivelmente você terá surprêsas agradáveis.  Você poderá saber que esse amigo não teve a mínima intenção de ofender, e se o fez, fê-lo involuntariamente.  E, claro, sabendo do porquê de seu silêncio, de seu afastamento, evitará incorrer no mesmo erro.  Vai daí que, tudo como dantes no quartel de Abrantes, a amizade poderá ser recuperada, e voltar ao mesmo nível anterior.  A comunicação, meus amigos, é a melhor maneira de se dirimir dúvidas.  Concorda?  Ou sem corda?

E assim com um bom entendimento é perfeitamente possível fazer de cada dia, sempre uma sucessão de LINDOS DIAS...

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados