AMOR É TERNURA PAIXÃO É LOUCURA

 

Amor e Paixão...
é preciso entender a diferença entre ambos...
Por vezes não sabemos ser amor,
ou apenas paixão...
Amor é ternura...perdura...
Paixão é loucura... acaba, tem cura...
Ósculos e amplexos,
Marcial
AMOR É TERNURA PAIXÃO É LOUCURA
Marcial Salaverry

Amor e paixão são sentimentos que se entrelaçam, que se confundem, mas que tem diferenças fundamentais, a paixão geralmente surge sem aviso, fulminante, quando alguém cruza o caminho de alguém, olham-se e sentem-se atraídos como se houvesse um imã gigantesco entre ambos.

O resultado é uma dessas paixões que acabam sendo de curta duração, como uma comparação que li em alguma parte, "uma paixão é como um ramo de rosas. Muito lindo, dá muito prazer, mas logo murcham e fenecem", e posso acrescentar que como as rosas tem espinhos que podem ferir a mão de quem as toca, as paixões por vezes deixam marcas que ferem até mesmo a alma das pessoas envolvidas.
Com certeza, está muito bem colocada essa comparação, pois uma paixão é efêmera. Assim que o encanto se quebra, ela termina. Por vezes mais cedo para um do que para o outro, trazendo assim muito sofrimento, e portanto, é um sentimento perigoso por ser incontrolável, que por vezes provoca resultados até mesmo trágicos. Casos como o do filme Atração Fatal, são mais comuns do que se pode pensar.

Por outro lado o Amor é um sentimento abrangente, que chega suave e gostoso. Até mesmo o famoso "Amor à Primeira Vista", que desperta os melhores sentimentos que qualquer pessoa pode ter.

Muitas vezes pessoas que se viam constantemente, só descobriram que se amavam após uma longa amizade e é esse sentimento que realmente conta, que perdura por ser cheio de ternura, como um jardim que é constantemente regado com a água do carinho do amor com amizade.

Pode-se oferecer um ramo de rosas para alguém, como se pode oferecer paixão,  porém, o jardim do amor não se oferece, eis que está bem enraizado. O amor é sentido aos poucos, vem surgindo lá de dentro. Não se ama quem se quer. Ama-se a quem se ama.

Um erro em que muita gente incorre, é querer "conquistar" o amor de alguém. Pode-se CONSEGUIR ser amado (a) por alguém, desde que o sentimento seja recíproco.
Esse é o grande segredo do Amor. Ele, ao contrário da Paixão, não pode ser unilateral.
Justamente por isso não é "conquistado". Ele é doado e recebido. E essa troca de sentimentos é que forma a base de tudo.
Por outro lado, existe uma forma universal de amar, que não implica no fato de que se ame a um certo alguém. É um amor mais abrangente, mais generalizado, mais generoso. A Amizade.
Mas isso é uma outra história que fica para uma outra vez.

E dentro do sentimento mais puro da AMIZADE desejo que todos possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados