CRIATIVIDADE POETAL

 

Criatividade, caso alguém não saiba, é a capacidade de criação.

Esclareço dessa maneira, pois também pode ser uma criativa...idade, ou seja pessoas que passam a vida em brancas nuvens (ou quase), e que de repente descobrem que são capazes de fazer coisas até então tidas e havidas como impossíveis. Só que isto é uma outra história, e que fica para uma outra vez...

Aliás, era assim que terminavam os contos de fada de meu tempo de infância... Chega a ser meio apropriado, pois, se meu tempo de infância está meio perdido nas curvas do tempo, existem muitas fadas e magos atualmente.

Quem podem ser essa fadas e magos? Existem realmente? As vezes creio que não existem, que se trata de minha imaginação. Mas é uma realidade, e uma realidade muito linda.

Estou me referindo às muitas e muitos poetas e escritores que vejo surgirem do nada, com textos lindíssimos que recebo via Internet. Se não os conheço pessoalmente, posso dizer que conheço sua alma, através de seus escritos.

Sem qualquer sombra de dúvida, a melhor maneira de se conhecer alguém, é lendo o que escreve. Desde um simples bilhete, até um lindo poema.

Escrevendo, geralmente as pessoas desnudam sua alma. Através de coisas ficcionais, como contos, poesias ou poemas (pergunto aos poetas, qual a real diferença entre poesia ou poema), revelamos nosso verdadeiro "eu". Coisa que a realidade nua e crua da vida, quase sempre nos impede de fazer, devido convenções e obrigações profissionais.

Falando sobre a criatividade desses talentos, realmente fico pasmo como por vezes, de um nada, de uma simples palavra, de uma conversa, buscam em seu talento privilegiado, a inspiração para um poema, que em sua maioria chega a ser uma verdadeira obra de arte.

Existem dois tipos de escritores.

Temos aqueles que agem, digamos, cientificamente, ou seja, primeiro procuram um tema, estudam-no e começam a escrever já com um plano de trabalho formado na cabeça. São os chamados "cerebrais". Tem seu talento devidamente disciplinado. Geralmente fizeram Escola de Artes, e sabem como ninguém trabalhar o talento que têm dentro de si.

Temos os chamados "escritores intuitivos". Para estes um simples fato corriqueiro, já pode se transformar em um conto, ou um poema. E também deixam seus sentimentos aflorar. Se surge algo ou alguém que lhe mereça atenção, já serve de inspiração para se soltar através de um poema, e isto é criatividade pura.

É um talento inato que não pode ser desperdiçado.

Isto, crianças, não se aprende na escola. Nasce com a pessoa. Por vezes leva muito tempo para aparecer, seja por timidez, seja por falta de oportunidade.

É exatamente isso que quis dizer com "Criatividade Poetal". Esse talento inato não deve ser sufocado. Muito pelo contrário, se algo lhe servir de inspiração, ponha essa inspiração no papel. Muitas vezes nossa autocrítica nos impede de ver talento naquilo que escrevemos. Por isso, nunca se acanhem em mostrar para todos seu talento.

Como nunca haverá unanimidade de opinião (alguém já me disse não ver talento nenhum em Vinícius de Morais...), não perca as esperanças se "alguém" disser que seu trabalho não é bom.

Insista, pois sempre encontrará quem o aprecie devidamente.

Nunca podemos esquecer que nada neste mundo goza de unanimidade. Para cada pessoa que não aprove seu talento, sempre poderá encontrar outro que aprecie.

Portanto... o importante é que confiar em seu próprio potencial e procurar expor seu trabalho. O talento não deve ser desperdiçado.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados