O QUE A VIDA NOS ENSINA

 


O QUE A VIDA NOS ENSINA
Marcial Salaverry

Certamente serão interessantes e proveitosas  as lições que a vida sempre nos dá, e que recebemos diariamente, e bem as deveremos aprender, apreendendo todos seus ensinamentos.
Seu bom aproveitamento,  é questão de discernimento próprio, depende de, em nosso livre arbítrio, saber enxergar o que muitas vezes nos baila diante dos olhos.
Gorki, eminente filósofo russo, deixou-nos um sábio pensamento...
A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens.
Se soubermos aproveitar essas sábias palavras, e interpretar corretamente as lições que a vida nos oferece, sabendo que fontes de conhecimento buscar, se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.
À medida que vamos vivendo, sempre iremos nos defrontando com situações que vão exigir soluções, exigindo decisões que precisaremos tomar, mas se as tomarmos de maneira errada, poderemos sofrer consequências altamente danosas. E haja ponderação, para evitar certos contratempos.
Com esse pensamento voltado para as lições que a Escola da Vida nos oferece, não estou querendo dizer que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar, apenas esperando que as coisas aconteçam.
É importante entender que temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar, temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar, temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso tirocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir.
Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida.
Por menos que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado, assim, precisaremos sempre estar com os sentidos em alerta, pois durante toda a  vida, estaremos aprendendo alguma coisa. Nunca nos poderemos julgar auto suficientes, e que nada mais precisamos aprender, pois conhecemos tudo. Pensar dessa maneira, é mostrar que nada sabemos, e precisamos aprender o que é humildade.
Devemos saber  analisar, e, se for um erro grosseiro, ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho.
Devemos saber aprender com as virtudes e com os erros alheios.
As virtudes, os bons ensinamentos, saber aproveitá-los, saber adequá-los às nossas necessidades.
Quanto aos erros, é bom saber observar erros alheios, é bom entender os que nós cometemos, e seguir por outro caminho. Se foram erros,  por que repeti-los?
Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, isto é passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, na minha opinião. Se está certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito.
Claro que isto se aplica também ao que escrevo, certamente não são verdades absolutas, nem poderia sê-lo, pois também posso cometer erros. Por conseguinte, pesem na balança, e vejam o que pode ser aproveitado. Com o que não estiverem de acordo, discordem. O que lhes puder ser útil, aproveitem. Mas, queiram-me bem, que não custa nada. E se custar, podem pagar, que poderá valer a pena (pelo menos para mim..).
Aproveitando conhecimentos adquiridos, cheguei à conclusão de que com bom humor, alegria de espírito e muita positividade, é mais gostoso viver, e espero que vcs aproveitem essa lição, e, assim, tenhamos todos UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados