LITORAL SUL DE SÃO PAULO

 

LITORAL SUL DE SÃO PAULO
Marcial Salaverry

DE PRAIA GRANDE A PERUIBE
Marcial Salaverry 
A parte que poderemos chamar de Litoral Sul, abrange os Municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaem e Peruíbe, pois todos fazem parte de uma região que já foi toda chamada apenas de praia grande, por ser um litoral que tem uma extensão total superior a 75 quilômetros. A subdivisão em Municípios é meramente política, pois a geografia é una. Depois de atravessarmos a Ponte Pênsil, ainda estamos em São Vicente, até o Portal da Praia Grande, onde começa este Município. Depois, seguindo-se pela estrada, vem em sequencia, Mongaguá, Itanhaem e Peruíbe.
Saindo da faixa litorânea, temos Ana Dias, Pedro de Toledo, Itariri, municípios de progresso praticamente estagnado, apenas roteiro natural na direção do Vale do Ribeira.
Em outras épocas, a região era de difícil acesso, e progresso quase inexistente. Só haviam duas vias de acesso, o trem da Sorocabana, velho martírio de seus usuários, mormente nos fins de semana e feriados.  Ou então pela praia, mas sempre muito desaconselhável pois para aventurar-se a tanto, seria preciso conhecer os segredos da maré, caso contrário, seria atolar na
certa.
Esses tempos perderam-se nos anos 70, quando o progresso começou com a abertura da Rodovia Manoel da Nóbrega, e com a emancipação da Praia Grande, desvinculando-se de São Vicente e transformando-se num dos mais prósperos Municípios da Baixada Paulista.
Mongaguá, Itanhaem e Peuibe, além de serem polos de atração turistica, atraindo milhares de visitantes nas temporadas, também têm sua vida própria, com pequenas e médias indústrias, e um comércio fortissimo.
São Municípios em franca evolução.

LITORAL SUL
Marcial Salaverry

Com sua enorme extensão de praia,
que a perder de vista se espraia,
sempre atraiu visitantes de todo canto,
que seduzidos pelo encanto
natural das belas praias,
fizeram daqui seu refúgio predileto,
juntando a calma e a paz de cidade pequena,
às delícias de um gostoso banho de mar...
Muitas belezas naturais,
Poço das Antas, Cama de Anchieta,
o verde das matas serranas,
com seus encantos...
O misterioso Rio Negro,
que em suas margens esconde
linda fauna e flora...
Paraiso dos pescadores, com
a plataforma que avança mar a dentro...
Perto, as belezas do Horto Municipal,
para alegria da criançada...
E dos papais também...
Quem já conheceu, sempre quer voltar...

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados