PAZ...UM TÊNUE FIO

 

Existem ocasiões em que me envergonho de ser gente... Razão mesmo tinha nosso saudoso Raul Seixas: "Eu só queria ser civilizado como os animais...".

Animais não fazem essas coisas... Não cometem crimes inconcebíveis como este...

Não dá, realmente, para entender como podem mentes doentias arquitetar planos tão maquiavélicos como este que aconteceu hoje nos Estados Unidos.

A única reação que pode causar é de uma perplexidade total e completa... penso que a reação de qualquer pessoa normal, ou quase, é a essa mesma: perplexão total e completa.

Quanto mais vejo o filme... menos acredito no que aconteceu. Que espécie de fanatismo absurdo é esse que leva algumas pessoas a sequestrar um avião... ocupá-lo... e simplesmente atirá-lo contra um edifício, matando-se e também os passageiros que estavam ocupando o avião, além de milhares de pessoas que estariam naquele fatídico prédio. Abominável.

O que nos resta fazer? Simplesmente uma prece para todas essa vidas desperdiçadas em nome do ódio racial, e o que é pior ainda, em nome do fanatismo religioso... portanto, esse terrível crime foi cometido, segundo esses monstros, "em nome de Allah"... O que é um contra-senso incrível, pois Ele, independente de tipo de fé, credo, religião, só prega a Paz, o Amor, a Fraternidade. Esse ódio apenas é fruto da intolerância do bicho homem.

Portanto, "Eu só queria ser civilizado como os animais..". Não tenho razão?

Principalmente depois de ver aquelas manifestações de regozijo em ruas de cidades palestinas... em que mundo vivemos? Regozijar-se, festejar a morte de milhares de pessoas que nada tinham a ver com os problemas políticos, religiosos ou raciais que levaram esses fanáticos a cometer esse crime tão hediondo, é de um absurdo inacreditável..

E agora, José? Esse golpe pode trazer conseqüências inimagináveis para o tênue fio que sustenta a paz mundial... Pode causar sérios abalos para a economia mundial. Possivelmente tudo vai se complicar mais ainda. Como ficará? Quem sabe?

E uma coisa é certa, independente de qual seja a reação do Governo americano, espera-se uma reação do povo americano contra qualquer infeliz que more lá e tenha algum nome árabe, a exemplo do que ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial, com a perseguição movida contra os japoneses e seus descendentes que moravam lá... muitos já cidadãos americanos... Fatalmente é o que deverá ocorrer agora... principalmente depois que for conhecido o numero total de mortos nesse brutal atentado... Toda ação violenta, acarreta uma reação tão ou mais violenta, não se podendo prever onde chegará.

Portanto, amigos, sinto muito, mas hoje não posso passar a mensagem de otimismo que tinha preparada... Hoje o único que me resta fazer é uma prece para as vítimas dessa monstruosidade, e peço que vocês, meus amigos e amigas, me acompanhem.

UM MINUTO DE SILÊNCIO.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados